
Especialista em marketing e negócios aponta os principais gargalos das academias de ginástica e como solucioná-los
Noara Pozzer traz ao mercado fitness estratégias inovadoras de vendas e liderança
A especialista em marketing e negócios Noara Pozzer, um dos nomes de destaque atualmente no segmento fitness, indica os principais gargalos na gestão de academias e aponta soluções:
1. Falta de treinamento contínuo da equipe*
Gargalo: profissionais despreparados, sem atualização de técnicas ou habilidades, o que costuma entregar abaixo do potencial.
Solução: criar programas mensais de capacitação por função, com formatos rápidos (role play, vídeo, checklist) e acompanhamento da aplicação prática;
2. Falta de clareza em metas e expectativas*
Gargalo: equipe não sabe exatamente quais os resultados que precisa atingir, nem como será medida a sua atuação.
Solução: definir OKRs/KPIs claros, revisados semanalmente, garantindo que todos entendam seu impacto no resultado final;
3. Comunicação falha entre as áreas*
Gargalo: marketing, vendas e operação não se alinham, o que gera “retrabalho” e oportunidades perdidas.
Solução: implementar reuniões curtas semanais entre líderes, criar SLA entre áreas e usar ferramentas únicas de comunicação;
4. Processo comercial inconsistente*&
Gargalo: cada vendedor atende de um jeito, sem padrão ou cadência, causando queda na conversão.
Solução: adotar um script comercial e fluxo de cadência com gatilhos claros de follow-up usando CRM para o controle;
5. Decisões baseadas em “achismo”*
Gargalo: falta de dados concretos para direcionar ações levando a erros estratégicos.
Solução: definir indicadores-chave por área e acompanhar painéis visuais revisados semanalmente pela gestão;
6. Pouco foco na experiência do cliente*
Gargalo: empresa prioriza processos internos e esquece da jornada e satisfação do consumidor.
Solução: mapear a jornada do cliente, criar pontos de encantamento e medir NPS com ações corretivas;
7. Resistência à inovação*
Gargalo: demora para testar novas tecnologias, ferramentas e formatos. Consequência: posicionar-se atrás da concorrência.
Solução: desenvolver uma agenda trimestral de experimentação com dois a três testes por ciclo e, desse modo, medir impacto antes de expandir.
Noara Pozzer
A especialista em marketing e negócios tem se destacado no cenário do segmento fitness com abordagens inovadoras que são capazes de unir tecnologia e humanização.
Com vasta experiência no treinamento de equipes e na implementação de estratégias de vendas, auxilia academias e empresas do setor a alcançarem resultados acima das expectativas de mercado.
O diferencial está na integração das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) aplicadas com humanização, criando uma parceria de sucesso e uma experiência única, desde o consumidor final às equipes em treinamento.
Com conferências e mentorias dinâmicas e práticas, mostra que é possível transformar o mercado fitness com criatividade e inovação .