Literatura Cura cumpre seu propósito sociocultural

Formação de plateia e intergeracionalidade são os pilares do projeto que
ofertou experiências literárias com diversidade de ideias

 

Em um ciclo de talks, e profissionais das áreas de saúde e cultura, o projeto oportunizou experiências literárias a crianças, adolescentes e mulheres por meio dos livros, da literatura, da contação e mediação de histórias.

 

O Literatura Cura traz impacto social e integra a comunidade a propostas de cultura, sensibilizando novos públicos em ações intergeracionais com apresentações e debates com o público-alvo num ciclo de leituras e um curso formativo na área de livro, leitura e oralidade. Essas experiências culturais abordaram também direitos humanos e os objetivos de desenvolvimento sustentável para comunidades periféricas.

 

Os eventos aconteceram em Brasília, na Cidade Estrutural Ceilândia e Sol Nascente. O Literatura Cura, uma iniciativa do Instituto Chamaeleon, encerrou sua edição de 2025 com o propósito de ampliar a programação cultural de periferias com programação inclusiva (LIBRAS, audiodescrição e outros recursos de acessibilidade), contribuindo para a formação de leitores autônomos e buscando, de maneira continuada com o apoio das escolas parceiras, aumentar os índices de leitura de cada participante de modo a disseminar os livros e as histórias, promovendo cultura e educação entre pessoas da periferia. O Literatura Cura foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do DF.

 

Fruto do reconhecimento dos esforços encentrados, do amor doado e da seriedade do trabalho dos artistas convidados e incentivados por diversos parceiros, o projeto Literatura Cura cumpriu seu papel social nas regiões periféricas por onde passou. Consciente do papel político e social, o Instituto Chamaeleon segue orgulhoso e incansável no dever de difundir o livro para livrar pessoas do caos de vulnerabilidade em que se encontram, sejam vulneráveis social, cultural e/ou emocionalmente.

 

Serviço:

Literatura Cura – Acolhimento, Cidadania e Dignidade

Outras informações no Instagram: @institutochamaeleon

 

Previous post Rap em Ebulição: Bastidores Explodem e Nomes de Peso Viram Alvo de Polêmica no Cenário Nacional
Next post O Luxo Invisível que Corrói: Como o “Lifestyle Creep” Rouba Seu Futuro Financeiro